“IPES: Catálogo de Filmes”

”Documentário produzido pelo IPES (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais) no início dos anos 1960 no contexto da campanha de desestabilização do governo de João Goulart. Os filmes são referentes a problemas do Nordeste brasileiro, portos brasileiros, vida universitária, democracia, empresas de transportes, empresas e história do IPES.”

1 – O Brasil precisa de você (00:00)

Convocação contra a demagogia e a agitação social, que desestabilizam o país, com ênfase na necessidade de defesa da democracia, da superação do sub-desenvolvimento e da justa distribuição de riquezas.

2 – Nordeste problema nº 1 (09:10)

A falta de perspectivas do homem nordestino, submetido à seca e à falta de planejamento  governamental para a região; a necessidade de se investir na construção de hidrelétricas, na industrialização e no aproveitamento dos vales úmidos; a importância da implementação da dedução do imposto de renda das empresas nacionais para investimento no Nordeste, e no financiamento à empreendedores locais.

3 – História de um maquinista (19:10)

A precariedade do transporte ferroviário no país, com locomotivas ultrapassadas, comunicações deficientes e dormentes enferrujados, consequência da falta de uma política para o setor; a necessidade de modernização dos equipamentos, do saneamento administrativo e da construção de novas linhas férreas, com técnicas modernas e integradas aos terminais marítimos e rodoviários.

4 – A vida marítima (28:04)

O Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Marítimos na manutenção da estabilidade financeira da categoria; o trabalho dos estivadores e a atuação do Sindicato dos Estivadores do Porto de Santos na defesa dos salários dos trabalhadores.

5 – Depende de mim (36:53)

As atividades dos trabalhadores de diversas categorias como, pedreiros, tintureiros, sapateiros, carpinteiros, aeronautas, agricultores, e outros, demonstrando que do voto de todos depende a manutenção da democracia, da liberdade e a defesa das tradições cristãs.

6 – A boa empresa (45:28)

A atuação da igreja como moderadora nas relações conflitantes entre patrões e empregados contribuindo para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e para o aumento da produtividade das empresas.

7 – Uma economia estrangulada (55:37)

A necessidade de renovação da marinha mercante brasileira formada por navios velhos e estaleiros obsoletos; a importância da modernização e racionalização do transporte marítimo, visando diminuir os seus custos.

8 – O IPES é o seguinte (01:03:42)

As propostas do IPES e seus objetivos: defesa do poder aquisitivo da população, redistribuição da renda nacional, combate a polarização esquerda-direita, defesa da educação, do saneamento, da modernização das indústrias, da desburocratização do estado, da saúde e do desenvolvimento agrícola, como necessários para o rápido crescimento do país.

9 – Portos paralíticos (01:12:53)

A precariedade da situação dos portos brasileiros, representados no norte pelo porto de Manaus e no sul pelo porto de Santos; os serviços deficientes e a necessidade de reorganização dos sindicatos e administrações portuárias e investimentos do governo federal.

10 – O que é o IPES (01:21:11)

Convocação à organização pela defesa das instituições democráticas e cristãs contra o totalitarismo; o repúdio à inflação, excesso de partidos políticos e o sub-desenvolvimento; as propostas do recém criado Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais: estabilidade da moeda, moralização da estrutura governamental e redistribuição da renda; a necessidade de ação, através da mídia, entre os estudantes e trabalhadores do campo e da cidade.

11 – Criando homens livres (01:29:43)

A importância da educação na formação da cidadania e o exercício do voto contribuindo na escolha de bons governantes.

12 – Deixem o estudante estudar (01:40:26)

A necessidade de investimentos na criação de bibliotecas, reaparelhamento das universidades, salários dos professores, barateamento do livro didático, visando melhor rendimento dos estudantes universitários e protegendo-os contra a agitação política.

13 – Que é a democracia? (01:49:15)

O Brasil como um país de tradição democrática, em contraposição aos países do leste europeu, dominados pelo regime comunista; a importância de se votar nos candidatos que defendam a democracia.

14 – Conceito de empresa (01:59:28)

Convocação aos empresários para a união e divulgação do valor social de suas empresas e da importância do empresariado na manutenção da saúde, da educação e da economia do país, propondo a comunicação direta dos empresários com os trabalhadores, evitando a manipulação destes por agitadores políticos e defensores da estatização das empresas.

 

 

Posted in Filmes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *